
A HISTÓRIA DA PATINAÇÃO




A patinação nasceu por volta de 3000a.C., comprovado através de resíduos de patins de ossos encontrados na Suécia, de acordo com o historiador Stefan Lovgren(2008).
Acredita-se que a criação dos patins teve como finalidade atravessar lagos congelados com maior velocidade, de acordo com Federico Formenti(2006), desenvolvimento de estudos sobre a evolução da locomoção sobre o gelo, encontrando resíduos de um patins feito de ossos a 1800a.C.
Os Holandeses foram os primeiros a colocar lâminas de metal como base para seus patins, por volta do século XIV, de acordo com Mary Bellis(2008), escritora sobre invenções.
Há muito tempo atrás, por volta de 1750 se deu início a história dos famosos patins sobre rodas.
Um belga muito criativo e curioso chamado Joseph Merlin teve a brilhante ideia de criar um patim que pudesse andar sobre o solo. Da mesma forma que já faziam os patins de gelo deslizando sob a geleira.
Foram inúmeras tentativas até que então Merlin finalmente consegue criar os patins sobre rodas, com uma única roda em cada pé.
Joseph Merlin era um excelente violinista e como já era de costume, fazia apresentações para diversas pessoas em sua região.
Porém Merlin queria mais, de algum jeito ele tinha que apresentar sua mais nova invenção para a sociedade local.
Merlin pretendia entrar em uma festa deslizando em seus patins sobre rodas tocando violino pelo salão; seus planos foram concluídos com louvor.
Porém como nem tudo é só alegria, alguns imprevistos aconteceram. Os patins sobre rodas de Merlin ainda não possuíam freio. Foi então que o excelente violinista perdeu o equilíbrio durante sua apresentação e caiu sobre um espelho! Quebrando não só o espelho mais também seu estimado violino.
Sua meta foi alcançada, não exatamente da forma que ele imaginava. Mas finalmente as pessoas ficaram conhecendo os patins sobre rodas.
Os patins sobre rodas não se tornaram algo popularmente conhecido logo de início. Porem a ideia atraiu a atenção de muitos inventores anônimos que na época passaram a trabalhar na ideia principal da invenção de Merlin.
A primeira patente de patins de rodas, “four-wheeled” que eram duas a duas paralelamente tradicional), foi em Janeiro de 1863, feita por James Leonard Plimpton, que foi também o fundador da primeira associação de patinagem de rodas de Nova Iorque (NYRSA).
A patente dos patins in-ine foi criada na França, em 1819, por Monsieur Petitbled, com rodas em linha que podiam ser de metal, madeira ou marfim.
O Robert Henley, sobrinho do Micajah C. Henley, que foi um dos grandes homens da patinação, iniciou a colocação dos rolamentos nos patins por volta de 1890, a partir do pensamento dos rolamentos de bicicletas.
O Brasil, o Aggressive In line “roller in line ou patins in line” surgiu em 1993. Os pioneiros de sucesso no esporte foram Fabíola da Silva, Fabiano Kenji, entre outros.
Nessa época, começaram a ser realizadas muitas competições amistosas, em nível amador. A oficialização da Patinação como modalidade esportiva deu-se em 1999.
O aggressive in line deu seu primeiro grande passo com a produção de um filme de longa duração: Dareto Air, um filme feito para os caras que estavam iniciando neste esporte. Dareto Air foi feito com um orçamento baixo,uma produção praticamente caseira, que conseguiu passar a idéia de como seria o esporte, mostrando todas as habilidades de manobras com graus de dificuldade bem elevados para a época.
A partir daí o esporte nunca mais parou de crescer. O ano de 1996 marcou época para o Inline. Campeonatos como: ASA, Niss, Extreme Games, Imyta e muitos outros passaram a ser realizados por toda a parte.





